Vamos falar sobre uma decoração clássica. Ao falarmos de clássicos, vamos encontrar clássicos da literatura, da moda, música clássica, entre outros muitos clássicos da história. Para tratarmos de arquitetura, design e decoração, vamos nos empregar da estética relacionada à cultura e à arte.
"Em arte, classicismo refere-se ao mundo antigo, ou seja, à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche, pretende ser mais apolínea que dionisíaca" (wikipedia).
O clássico fala de algo antigo que é usado há séculos - literalmente - e funciona bem desde sempre.
Mármores são clássicos de sucesso desde a Grécia antiga e ainda hoje reinam em ambientes contemporâneos como este.
Átrios e jardins de inverno são clássicos anteriores à climatização artificial, empregados para melhorar a ventilação cruzada e diminuir a temperatura interna dos ambientes.
Papel de parede, estofamento em capitonê, cortinas pesadas, lustres de cristal... Alguma dúvida de que esse quarto tem inspiração clássica?
Algumas estampas clássicas não caem em desuso, como o xadrez e o floral. Alguns outros clássicos como a penteadeira vão e voltam com as tendências. Hoje é um luxo poder contar com uma no quarto.
As colunas gregas hoje são pouco empregadas na arquitetura, mas aqueles apaixonados pelo estilo clássico sempre encontram o jeito de inseri-las no seu ambiente.
Facilmente se reconhece um clássico. Mas muitas vezes ele não é um estilo absoluto no ambiente, daí vem a confusão com aquilo que é Vintage ou Retrô. Se tiver mais dúvidas, dá um pulinho no post anterior que fala sobre eles.
A marca registrada do clássico, são o equilíbrio, a simetria e uma receita que dá certo há anos.
Aqui o ambiente busca o equilíbrio visual através das cores, quantidade de cadeiras (em número par) e modelos exatamente iguais e da mesma cor. Mas olhando bem, o ambiente está contemporâneo. Texturas, iluminação, estantes falam uma linguagem diferente da clássica sem, contudo, perder a harmonia - outra característica importante no estilo clássico.
Releitura contemporânea de objetos clássicos. O móvel outrora utilizado na sala ou no quarto agora casa com uma cuba de porcelana moderna. O espelho com as arandelas lacram o ambiente clássico.
Quadros clássicos, mármore Carrara, puxadores em concha, prateleiras com detalhes dourados. em contrapartida com um cooktop atual. Mais um clássico contemporâneo.
Já é possível identificar as características do estilo?
Nos próximos posts falaremos sobre Moderno e Contemporâneo para que a diferença entre estilos fique cada dia mais clara.
Até breve!
Fontes:
www.wikipedia.org
www.pinterest.com
www.casavogue.globo.com
www.casadevalentina.com.br
www.umbrinco.com
www.hausdecoracao.com.br
www.tempodadelicadeza.com.br
www.casinhacolorida-simone.blogspot.com.br
www.wikipedia.org
www.pinterest.com
www.casavogue.globo.com
www.casadevalentina.com.br
www.umbrinco.com
www.hausdecoracao.com.br
www.tempodadelicadeza.com.br
www.casinhacolorida-simone.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário